Novembro azul: Mês de conscientização sobre a saúde do homem

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O objetivo do CIS-SERRA é reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, é preciso ressaltar que a principal forma de descobrir e curar a doença é através da realização dos exames de sangue (PSA) e toque retal. Quando descoberto precocemente, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%.

 

Fontes:
Agência Brasil
Sociedade Brasileira de Urologia